A caridade que não ultrapassou a fronteira entre Brasil e Uruguai
O Mercosul não é para os pobres!
24 de julho de 2015 - Mais de 40 mil peças de roupas doadas, quase 4 toneladas de doações, feitas por líder comunitário da Grande Porto Alegre não puderam passar a fronteira entre Barra do Quaraí e Bella Unión para atender as famílias uruguaias necessitadas neste inverno. Todos os trâmites legais feitos pela ONG Atelier Saladero, Rádio Bella Unión e 8 igrejas uruguaias, não conseguiram sucesso. Fica, então, a pergunta: qual é a realidade da integração fronteiriça, tão falada nos discursos de palanque? Somos realmente uma fronteira livre e irmã? E o que dizer dos propalados programas sociais do Mercosul.
Toda legalidade é sempre necessária. Mas, o trâmite legal não pode sacrificar a necessidade humana.
Com o apoio da Prefeitura Municipal da Barra do Quaraí, a ONG Atelier Saladero consegue trazer da Grande Porto Alegre aproximadamente 4 toneladas de roupas usadas para doação a famílias carentes da região.
A solidariedade das igrejas - membros de várias denominações religiosas uruguaias estiveram na Barra do Quaraí auxiliando a descarregar o material e a classificar a grande quantidade de roupas e calçados.
Militantes da ONG Atelier Saladero reuniram-se com o Alcalde de Bella Unión, Luis Lopes e também líderes de igrejas regionais para unir forças em uma ação de solidariedade além fronteiras.
Cansado de esperar, pois, foram 12 dias longe de casa, o Sr. Ricardo teve que deixar a fronteira no dia 19 de julho de 2015. Foi com pesar que partiu. Foi a primeira vez, em 20 anos de ação comunitária que deixou um lugar, sem concretizar o seu desejo: entregar ás famílias necessitadas “do outro lado da ponte” um pouco de sua imensa generosidade... |
Sopão Comunitário - ONG realiza ação de solidariedade neste inverno
Sopão Comunitário da ONG Atelier Saladero atende a mais de 60 famílias em Barra do Quaraí
5 de julho de 2015 - "A Primeira edição do Sopão Comunitário-2015 foi um sucesso", comentou com entusiasmo Argemiro Rocha, Presidente da ONG Atelier Saladero que afirmou a intenção de realizar a cada quinze dias a atividade beneficente.
A ação social da organização não-governamental teve por objetivo beneficiar as famílias de Barra do Quaraí com um sopão neste rigoroso inverno. O local escolhido para a montagem da estrutura foi a Vila Popular.
“Contamos com a solidariedade da nossa comunidade que colocou-se à disposição para doar os legumes, verduras, carnes, massa e outros produtos para o sopão”, afirmou o Presidente da ONG.
.
A ONG Atelier Saladero é uma sociedade civil sem fins lucrativos, sediada em Barra do Quaraí que tem como objetivo de seus estatutos auxiliar na erradicação da fome e da pobreza.
“Nossos militantes tem como princípio promover a assistência social e o trabalho voluntário em defesa dos direitos humanos".
Hilton Dornelles dos Santos | |
Sempre acompanho o trabalho da ONG Atelier Saladero e admiro seu empenho pelas coisas de noss terra. Ainda vou visitar vocês. Espero que não esmoreçam em suas lutas. Abraço deste amigo!! | |
5 de janeiro de 2015 |