A região trinacional ante a maior inundação de sua história
A velha Ponte de Ferro da Barra do Quaraí, enfrentou, altaneira, mais uma enchente em sua idade secular...
Dezembro-2015. No início do mês, em Barra do Quaraí, alguns prognósticos indicavam que a região poderia sofrer uma cúmulo de aproximadamente 400 mm de chuvas. Em Quaraí, choveu 160 mm no dia 23/12. A água encostou embaixo da Ponte Internacional da Concórdia, que liga Quaraí com o município de Artigas (Uruguai). A ponte foi interditada por risco de desabamento.
O Rio Quaraí atingiu 15 metros acima do nível
De acordo com a Defesa Civil, o Rio Quaraí atingiu a marca histórica de mais de 15 metros acima do nível normal.
"Nós já tínhamos os locais onde a água costumava chegar. Infelizmente, dessa vez fugiu do nosso controle", afirma Claudino Mutillo Jr., coordenador de Defesa Civil.
A maior cheia que a região registrou foi em 2001, quando o rio chegou aos 14 metros acima do normal. A água começou a baixar na Barra do Quaraí no dia 25/12/2015 recuando cerca de 30 centímetros por hora.
Represa de Salto Grande: 34 mil metros cúbicos por segundo
Argentina - O lago da represa subiu a marca histórica dos 37,70 metros. A represa de Salto Grande conseguiu conter a maior quantidade de água proveniente da bacia até alcançar o nível histórico de 34 mil metros cúbicos por segundo! No período mais crítico das chuvas, em 48 horas choveu 300 mm na região, o que equivale aproximadamente a 50.000 km² em territórios do Uruguai, Argentina e Brasil.
"Estamos dispostos a conter até os 37 metros", disse Juan Carlos Cresto, Presidente da Delegação argentina ante a Comissão Técnica Mixta de Salto Grande. Fotos em redes sociais mostraram o intenso caudal de água que pasou pelas composrtas da represa binacional.
O aumento do nível do lago de Salto Grande inundou cerca de 15 mil hectares de cítricos, lavoras, pastos e florestas. Na Barra do Quaraí.
Na Barra do Quaraí, uma equipe de técnicos da Represa de Salto Grande estiveram uma tarde monitorando a velocidade das águas do rio Quaraí.