Xadrez Trinacional
19/11/2016: Encontro de xadrez entre alunos da Barra do Quaraí (Brasil), Bella Unión e Salto (Uruguai). O concorrido campeonato aconteceu na Escuela 120, de Salto. Uma bela iniciativa em favor da cultura e da integração.
Aproximadamente 500 adolescente participaram do encontro. O objetivo foi estimular a troca de experiência entre os jovens jogadores de xadrez, além de apresentar os pontos históricos da cidade.
“Devido ao sucesso da edição Xadrez Trinacional que realizamos em Monte Caseros, Argentina, estamos promovendo iniciativas semelhantes em cada país. Nosso projeto de xadrez envolve também cultura, lazer e educação. Tudo no mesmo evento", explicou o professor uruguaio, Maximiliando Médez.
Primeiro Encontro em Monte Caseros, Argentina
25/02/2016 - O Primeiro Encontro Internacional de Xadrez aconteceu na sede da "Sociedad Italiana" e foi das às 9h00 às 17h00. Os estudantes dos três países tiveram oportunidade de relacionar-se e integrar-se através do jogo, disputando um espaço de convivência muito instrutivo em sua aprendizagem social.
O encontro começou com um emocionante "regalo" feito por um ex-jogador do "Círculo de Ajedrez de Monte Caseros" que atualmente vive na Guatemala: um jogo de xadrez artesanal, em cerâmica, feito por nativos onde as peças representam índios maias contra conquistadores espanhóis.
Na sequência, equipes de alunos de diferentes idades e países disputaram um partida no "tabuleiro gigante". Destacaram-se os seguintes jogadores: William Jiménez e Eduardo Freitas, por Brasil; Ariel Geres y Marcos Rodríguez, por Uruguai; Meli Miño e Nicolás Lanaro, por Argentina.
Após este primeiro desafio, os jovens jogaram individualmente, de forma livre entre sí.
O Professor Juan Antonio Bella ministrou uma "Aula Técnica" para demonstrar a importância de se começar um jogo com as peças bem posicionadas. Pediu aos jovens que reproduzissem o "Cheque Pastor" e ensinou diversas variações e aberturas consagradas pelos grandes mestres do xadrez.
Ao terminarem as partidas de xadrez, os alunos foram convidados para um passeio histórico a cargo do Diretor de Cultura, Hugo Quiróz que apresentou a "Estación del Este" e o famoso mural com a história de Monte Caseros.
E para concluir a excelente jornada, todos os participantes foram convidados a disfrutar das picinas de águas termais do lindo complexo de Monte Caseros. Agradecimentos ao Sr. Intendente e ao Sr. Diretor de Desporto de Monte Caseros pela excelente recepção que proporcionaram neste encontro.
Assim começou o projeto de Xadrez Trinacional
26 de janeiro de 2016 - O projeto “Xadrez Trinacional” foi debatido em uma promissora e importante reunião em
Monte Caseros, Argentina, com a presença dos professores Maximiliando Mendez (Uruguai), Argemiro Rocha (Brasil) e Juan Antonio Bella (Argentina). A foto abaixo registra esse encontro.
O objetivo inicial é alcançar uma verdadeira integração que seja o primeiro passo para que se somem outras atividades culturais, turisticas e desportivas na Tríplice Fronteira. Nas jornadas internacionais de xadrez estão previstas aulas técnicas e partidas amistosas de xadrez.
A intenção de tais encontros é, sobretudo, a convivência, mas também revelar talentos e potencialidades
que possam ser aproveitadas para o desenvolvimento técnico das capacidades dos alunos, diferenciando-os em um segundo momento de aprendizado mais competitivo com vistas à participação em campeonatos nos três países.
O xadrez na Barra do Quaraí começou com um projeto da ONG Atelier Saladero que levou essa modalidade de esporte para as escolas no ano 2004. Com o objetivo de desenvolver as jovens inteligências e fazer correlações culturais, a ONG aproveitou diversas oportunidades para mostrar a importância das boas escolhas na vida, incentivando o conhecimento da história local e do meio ambiente.
Em 2012, o Programa Mais Educação veio de encontro aos objetivos da entidade o que levou o Presidente da ONG, Argemiro Rocha, ministrar aulas de xadrez nas escolas públicas do município. Na sequência, foi estabelecida uma pareceria com a Escola Estadual de Charqueadas - Uruguaiana-RS, que proporcionou inúmeros encontros entre os alunos das duas cidades.