Barra do Quaraí
O nome Barra do Quaraí deve-se à sua localização próxima à foz do Rio Quaraí (que deságua no Rio Uruguai) formando o que se chama de barra do rio. Em tupi-guarani temos: guaray, relativo a tribo guará — parcialidade de ÿ, água — que habitava as margens do rio. Com aproximadamente cem mil hectares, o município de Barra do Quaraí ocupa a ponta oeste do mapa do Rio Grande do Sul com invejável posição geográfica, à margem de dois rios importantes, formando a Tríplice Fronteira: Brasil, Uruguai e Argentina. A região é o centro de imensas potencialidades, lugar entre rios, repleto de riquezas naturais, que alcança três países.
Integração: Através do rio Quaraí foi construída a ponte internacional que liga Barra do Quaraí (Brasil) a Bella Unión (Uruguai) possibilitando uma constante atividade comercial, devido ao câmbio favorável para a fronteira.
Portal das terras Brasileiras
Os registros históricos mais remotos de ocupação da Barra do Quaraí indicam que no ano de 1814 houve a instalação de uma Guarda Portuguesa de Fronteira com o objetivo de garantir a defesa do território conquistado devido às grandes investidas espanholas.
As terras da Barra do Quaraí e as de seus vizinhos eram habitadas predominantemente pelos Índios Charrua. A catequização dos indígenas através das Missões instaladas nestas regiões fez com que eles se afastassem muito de sua cultura. Ainda hoje é possível identificar a miscigenação com este povo na população barrense.
No transcorrer da história, a região apresentou diversos ciclos econômicos como a produção Saladera em fins do século XIX e início do século XX, a criação de gado, a produção do arroz (uma das regiões que mais exporta arroz no Rio Grande do Sul) e o comércio. Devido à localização na fronteira, Barra do Quaraí passou por diversos altos e baixos em sua economia. Até 1995 a cidade era designada como distrito do município de Uruguaiana. A partir dessa data, houve a sua emancipação gerando muitos sonhos e mudanças na vida e na rotina dos cidadãos.
O município da Barra do Quaraí foi criado em 28 de dezembro de 1995, pela Lei Estadual nº 10.655, publicada no Diário Oficial de 29/12/1995, desmembrado de Uruguaiana.
Localiza-se a uma latitude 30º12’26” sul e a uma longitude 57º33’17” oeste, tornando-se o município mais ocidental do estado do Rio Grande do Sul e de toda a Região Sul do Brasil. É um dos pontos extremos deste estado.
O homem do campo é responsável por 80% do PIB da Barra do Quaraí. A história de seu povo é a do homem do campo, com suas tradições e respeito à Natureza. O cavalo crioulo, pedestal do gaúcho, promove o município nacionalmente, nas provas do Freio de Ouro e Hipismo de Esteio.
As cabanhas da Barra do Quaraí, algumas de renome internacional, são verdadeiros bancos de genética.
Na agricultura, a lavoura de arroz irrigado constitui o carro chefe do agronegócio. As lavouras de sorgo, milho e soja são irrigadas com alta tecnologia, ou seja, por aspersão utilizando o pivô central.
Na bovinocultura de corte, destacam-se as raças Hereford e Braford, produtoras de carne nobre. Na raça leiteira, encontramos a vaca Holandesa. Na ovinocultura, raças tipo lã: Ideal e Merino Australiano