A Gincana Comunitária na Barra do Quaraí foi uma idealização da ONG Atelier Saladero que realizou-se no verão de 2010, envolvendo alunos de toda a cidade. Em 2014, a Prefeitura Municipal e a ONG reeditaram essa modalidade de competição recreativa integrando-a às festividades alusivas ao 19ª aniversário do município.

Segundo o Regulamento da Gincana, consta como objetivo colocar à prova as habilidades físicas e mentais dos membros das equipes nas seguintes categorias:

CULTURA: provas que visam testar os conhecimentos gerais e locais dos participantes através de perguntas e problemas.

MEIO AMBIENTE: provas de cunho ecológico que buscam despertar o conhecimento de nossa flora, nossa geografia e as potencialidades naturais da região. Faz parte das provas dessa categoria um ato de solidariedade: as equipes participantes devem coletar o maior número possível de material reciclável como papel, garrafas pet e latinhas de alumínio que serão doadas à Associação dos Catadores da Barra do Quaraí.

ESPORTE: provas em que é solicitada aos componentes das equipes a participação em atividades físicas e qualidade de vida.

CIDADANIA: provas de cunho social e beneficente, visando auxiliar pessoas e instituições. Elas servem para fazer os participantes da gincana terem um contato mais próximo com a realidade local despertando nos mesmos um sentimento de solidariedade com os menos favorecidos.

Gerar e propiciar situações que mobilize a comunidade, principalmente os estudantes, a valorizar o exercício físico e mental, a história local e sua geografia, o meio ambiente e sua preservação, o amor ao próximo e o companheirismo.

Ação Social da Gincana Cultural, Ambiental e Esportiva

A Associação dos Catadores da Barra do Quaraí recebeu das equipes o seguinte material: 534 (kg de cartão e papel), 2.658  (unidades de garrafa pet), 3.723 (unidades de latinhas).

A ação social da 1ª Gincana Municipal se fez notar por atos de Cidadania e Solidariedade. As equipes realizaram também coleta de alimentos para montar 6 super cestas básicas e entregar à 6 famílias que julgaram necessitar mais.

Um alegre e criativo desfile de modas com “roupas” confeccionadas com material reciclável.