![](http://trinacional.com/wp-content/uploads/2021/04/ilhahist02.gif)
Janeiro de 2000 – Militantes da ONG Atelier Saladero fazem uma expedição ambiental pela Ilha Brasileira. Descobriram um belo santuário ecológico até então pouco conhecido. A partir desse ano, a ONG realiza projetos ambientais visando divulgar o ecossistema e preservar os recursos naturais da ilha.
![](http://trinacional.com/wp-content/uploads/2021/04/ilhahist04.gif)
Belezas naturais e exuberância de fauna e flora na Ilha Brasileira: poucos conhecem a poesia que envolve o mundo do pescador na Ilha Brasileira: é a alegria de viver na imensidão das àguas e no ar puro das matas. Uma população ribeirinha composta de 40 famílias tem na pesca a sua principal fonte de proteínas e de renda. A maioria dessas famílias possuem acampamento pesqueiro.
Há 160 anos, o Comandante das forças farroupilhas, David Canabarro, escrevia em defesa da Ilha Brasileira
![](http://trinacional.com/wp-content/uploads/2021/04/ilhahist05.gif)
“El Barón de Caçapava comunica la intención de los orientales de ocupar dos islas cuya situación indica”.
“Bagé, 29 de março de 1857
“Ilmo. Exmo. Sr. – Pelo Coronel David Canabarro, Comandante da 3ª Brigada de Fronteira de Quarahim, fui informado que os orientais têm pretendido apossar-se de uma ilha de meia légua de comprido que existe no Rio Quarahim em frente a foz do Arroio Catalan, bem como de outra mais pequena abaixo do Passo do Baptista, ao que ele se tem oposto.
“Vou responder-lhe diretamente recomendando-lhe que não consista nessa ocupação, tanto pelos orientais, como pelos nossos, enquanto os governos se não entenderem a este respeito. O que só poderá ser depois que a Comissão Imperial apresentar a planta dessas ilhas, em relação exata com as suas margens.
“Mas, simples recomendações não são ordens e V. Excia., se assim o entender, poderá expedir as que forem convenientes.
“Deus guarde a V. Excia!
Ao Ilmo. Exmo. Sr. Patrício Corrêa da Camara. Vice-Presidente desta Província. O Marechal de Exército Barão de Caçapava.
(Conforme o Secretário interino do Governo, João Capistrano de Miranda Castro)
- Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Coleção Rio Branco