Saladero Barra do Quaraí
Ponte de Ferro ligando Brasil ao Uruguai – “A produção do Saladero da Barra do Quaraí tomava os trilhos uruguaios e chegava por trem até o porto de Montevidéu, de onde embarcava para a Europa”.
O Saladero da Barra do Quaraí foi fundado entre 1887 e 1892, sendo o primeiro da fronteira com a República Oriental do Uruguai. Destaca-se a grande atividade do Saladero, chegando, após 16 anos de funcionamento, ao número de 883.964 abates; possuía grande quantidade de empregados que trabalhavam dia e noite para conseguir atender a demanda. Os produtos elaborados, que exportava para o Prata sem grandes dificuldades, eram também destinados à Europa.
O Saladero da Barra do Quaraí representa o início e o fim de um ciclo econômico dos mais produtivos da fronteira oeste. Observar seus edifícios como expressão de uma época, pode redimensionar seu potencial e, quem sabe, redefinir uma nova orientação econômica voltada para o turismo histórico.
É interessante notar que em 1887 foi construído o primeiro ramo da ferrovia ligando o Brasil ao Uruguai. Mesmo antes dessa ferrovia, o Saladero, que em um primeiro momento produzia charque, adotou novas tecnologias passando a produzir conservas, queijos, massas, sabão e até mesmo velas.
Para se ter ideia da indiferença em relação a esse monumento histórico, o Saladero da Barra do Quarai chegou a ser depósito de lixo municipal na década de 90….
Para que a população da Barra do Quaraí, sobretudo os jovens, tomem consciência da importância do seu patrimônio histórico, a ONG Atelier Saladero desenvolve projetos de regate histórico para lembrar a grandeza da herança cultural que os antigos nos deixaram.