Um execelente estudo intitulado "O Caso da Ilha Brasileira" de autoria do Coronel Wilson Ruy Mozzato Krukoski encontra-se na página Fronteiras e Limites do Brasil da Segunda Comissão Brasileira Demarcadora de Limites, do Ministério das Relações Exteriores.
Capincho na barranca! Na Ilha Brasileira você pode avistar o Capincho (capivara), o maior roedor vegetariano do mundo. É nativo das Américas do Sul e Central. Seu habitat natural é ao redor de rios e lagos. O melhor lugar são as várzeas e áreas alagadas. Adultas, as capivaras chegam a 80 quilos. No Rio Grande do Sul, esses animais são chamados de "capincho"..
Uma das faculdades da capivara é a sua capacidade de permanecer submersa na água para se defender de predadores..
O semanário "A Ponte" circula em todo o município da Barra do Quaraí, Bella Unión (Uruguai) e Monte Caseros (Argentina).
ONG Atelier Saladero
A diferença entre ver e enxergar.
Ver é olhar. Enxergar é entender.
* Quem culpa ou julga alguém por um erro que tenha cometido: vê, mas aquele que compreende que todos nós erramos: enxerga.
* Quem constrói presídios para reintegrar deliquentes e criminosos à sociedade: vê, mas aquele que constrói escolas para educar as crianças: enxerga.
* Quem faz discursos sobre problemas ambientais: vê, mas quem organiza voluntários para reflorestar a terra: enxerga.
* Quem gosta de passear entre ruínas antigas: vê, mas quem trabalha para resgatar a história de uma comunidade, enxerga.
* Quem ensina o filho através de normas e regras: vê, mas aquele que dá o exemplo: enxerga.
Não se contente em ver, comece a enxergar.
Argemiro Rocha
Pousadas nas barrancas do Rio Quaraí
Um sossegado recanto à beira do Rio Quaraí para você desfrutar bons momentos e boas conversas. Venha para essa experiência em um ambiente natural, tranquilo, limpo e agradável.
Pesca Esportiva na Tríplice Fronteira
Os acampamentos dos pescadores da Barra do Quaraí situam-se no no coração da Tríplice Fronteira, na confluência de três rios importantes: rio Quaraí, rio Uruguai e rio Meriñay. É uma região de grande potencial turístico e riquezas naturais.
Venha conhecer esses recantos onde a pesca esportiva é mais do que um esporte: é um lazer e uma experiência de vida junto à Natureza.
Ver o Dourado brilhar nas águas do Rio Uruguai
O convite tá feito!
"Tem Dourado se mostrando toda hora, tem Pintado e Surubi --mas o permitido no Rio Uruguai é a Piava! Então, eu vou deixar aqui um convite aos amigos: se organizem, arrumem suas tralhas de pesca e subam o rio Uruguai! Apareçam com as violas pra dedilhar uma milonga enquanto eu preparo uns peixes temperados de amizade".
As lindas Piavas que encantam o dia do pescador
Piloteiro nascido nas barrancas do rio, carregando nas veias o sangue caboclo e índio
"Os piloteiros são profissionais da própria região, muitas vezes nascidos nas barrancas do rio, conhecedores de todas as "manhas" dos peixes e carregando uma grande experiência em lidar nas pescarias.
"Eles são experientes no seu trabalho levando os pescadores aos pontos de pesca mais promissores, ou aos locais onde se pratica determinado tipo de pesca, ou onde se sabe que um cardume está se alimentando.
"Os bons piloteiros têm orgulho de que os pescadores de seu barco consigam os melhores resultados, e chegam a competir entre si, gozando os azares enfrentados pelos companheiros de trabalho.
"Cada piloteiro é responsável pela segurança e bem estar dos pescadores de seu barco, ajudando-os nos problemas surgidos com enroscos ou com o uso de seus equipamentos" (Cristiano Silva Garcia).
O piloteiro cuida também de retirar o peixe do anzol e de iscá-lo novamente, procedimentos em que é hábil e rápido. (Se você pretende devolver o peixe ao rio, avise antes ao piloteiro). Peixes abaixo da medida legal serão sempre devolvidos ao rio.
Venha se divertir pescando piavas nos rios da Barra do Quaraí
* Para a diária da pescaria, temos barcos de 3 ou 4 lugares, com piloteiro experiente e conhecedor dos rios trinacionais e também a ceva. Informações sobre preço envie um Whatts App: (55) 96702865