Diplomatura Universitária Trinacional em Gestão de Políticas Culturais

 

Barra do Quaraí (Brasil) - Bella Unión (Uruguai) - Monte Caseros (Argentina)

 


 

Educar para transformar!

 

Três professores, de três universidades e de três países, trataram sobre o tema da integração e da cooperação transfronteiriça para o desenvolvimento da Tríplice Fronteira (Brasil, Uruguai, Argentina).

 

Três países, três fronteiras, um só povo!

 

Monte Caseros (Argentina) 8 e 9 de junho de 2018 - O encontro aconteceu com expressiva participação de estudantes e professores de três universidades -- Quilmes (Argentina) Udelar (Uruguai) e Unipampa (Brasil) -- objetivando conscientizar sobre temas relacionados ao patrimônio material e imaterial da Tríplice Fronteira, com um Diploma Trinacional em Gestão de Políticas Culturais.

 

Nas palavras do Professor Mariano Pauluk:

 

"Pela primeira vez conseguimos mostrar o que sonhamos e realizamos graças a uma enorme quantidade de pessoas que confiaram e acreditaram. Não tenho palavras para agradecer, assim como tampouco as tenho para explicar a sensassão de realizá-lo e comparti-lo".

 

 

Conforme Mariano explica, "o projeto visa mostrar que uma melhor educação é possível, que as universidades e as escolas tem o protagonismo na transformação dos territórios, que a política deve estar à frente da burocracia e que a integração do Mercosul começa pelas fronteiras, pela educação, pela cultura. A integração econômica é uma consequência de tudo isso."

 

Entre estudantes e professores, participaram 70 pessoas dos três países que, em sua maioria, nunca haviam cruzado o rio Uruguai. Eles trabalharam durante dois dias sobre temas do patrimônio cultural e ficaram sujeitos a atividades em grupos combinados entre os países para reconhecer o território e pensar propostas de transformação.

 

 

No mês de agosto de 2018, o encontro acontecerá em Bella Unión (Uruguai) e em setembro será a vez de Barra do Quaraí (Brasil), com outros temas relacionados, outros professores e outras instituições de ensino.


Um passo tão importante só é possível com a existência de uma educação de qualidade, o apoio e a confiança de novos amigos e amigas.

 

Agradecimentos ao professor Mario Olavo Lopes y Vanderlei Folmer (UNIPAMPA, Brasil) e as professora Diana Rosete (UDELAR, Uruguai) e Paula

Tassone (UNDAV). Sem conhecerem-se realizaram um trabalho conjunto incrível nesses dois dias.

 



Primeiro encontro em Barra do Quaraí

 

Barra do Quaraí-RS, 27 de abril de 2018 - Reuniram-se autoridades e professores de escolas e universidades para debater e organizar a implantação de um novo projeto de integração na Tríplice Fronteira (Brasil, Uruguai, Argentina).

 

 

A realização de um Diploma Universitário Trinacional em Gestão de Políticas Culturais foi debtido nessa reunião com a participação de universidades dos três países e professores universitários que elogiaram esta inovadora experiência.

 

O objetivo consiste em desenvolver uma diplomatura universitária oferecida pelas instituições dos três países. Eentre as principais características está o fato de ser realizada na Tríplice Fronteira (Brasil, Uruguai, Argentina); com participação de universidade dos três países, acontecendo cada encontro em um dos três países, abordando temas distintos sem nunca repetir os mesmo professores.

 

O resultado esperado é promover as relações inter-institucionais entre as universidades do Mercosul, a integração e a cooperação transfronteiriça para a construção de uma visão regional/territorial além fronteiras.

 

  • Comentário:


Nome:
Email:
Mensagem: